Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 30º

Membro do gabinete de guerra pede dissolução do parlamento israelita

O partido de Benny Gantz, membro do gabinete de guerra de Israel, apresentou hoje uma proposta para dissolver o parlamento israelita e convocar eleições antecipadas, noticiou a agência AFP.

Membro do gabinete de guerra pede dissolução do parlamento israelita
Notícias ao Minuto

16:05 - 30/05/24 por Lusa

Mundo Israel

A agência de notícias francesa cita um comunicado do partido União Nacional (centro-direita) indicando que "apresentou uma proposta de lei de dissolução do 25.º Knesset (parlamento), dando seguimento ao pedido do líder do partido, Benny Gants, feito no quadro de um largo acordo tendo em vista realizar eleições antes de outubro, um ano após o massacre" perpetrado pelo Hamas.

Entretanto, o Likud, partido de direita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já reagiu a esta intenção, afirmando que "a dissolução de um governo de unidade é uma recompensa para Yahya Sinouar", líder do Hamas em Gaza.

O Partido da União Nacional juntou-se ao Governo de Netanyahu pouco depois do ataque do Hamas ao território israelita, em 07 de outubro, a desencadeando a guerra na Faixa de Gaza.

Benny Gantz e Gadi Eisenkot, ambos ex-chefes do exército, são membros do gabinete de guerra.

As próximas eleições legislativas estão marcadas para outubro de 2026.

A guerra em curso em Gaza foi desencadeada por um ataque sem precedentes do Hamas em solo israelita em 07 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos, segundo Israel.

O Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, disse que a ofensiva lançada por Israel depois do ataque já provocou mais de 36.200 mortos e a destruição de muitas infraestruturas do enclave palestiniano.

Pelo menos 81.777 ficaram feridas no território palestiniano devastado, a maioria (cerca de 75%) mulheres e crianças, à medida que os bombardeamentos israelitas prosseguem.

Leia Também: Guerra em Gaza vai custar a Israel mais de 63 mil milhões de euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório