Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Quatro pessoas detidas em operação mundial contra software malicioso

Quatro pessoas foram detidas e mais de 100 servidores foram desligados na "maior operação alguma vez realizada" contra um software malicioso e particularmente agressivo, anunciou hoje a Europol.

Quatro pessoas detidas em operação mundial contra software malicioso
Notícias ao Minuto

06:55 - 30/05/24 por Lusa

Mundo Europol

Denominada 'Endgame', esta operação internacional teve "um impacto global no ecossistema 'droppers'", afirmou a Europol, referindo-se a um método usado para instalar software malicioso em aparelhos.

Além das quatro detenções, oito fugitivos ligados a estas atividades criminosas vão ser adicionados à lista das pessoas mais procurados da Europa.

A operação Endgame prossegue e espera-se que sejam efetuadas mais detenções, afirmou ainda a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial.

A operação, realizada entre 27 e 29 de maio a partir da sede da agência europeia da polícia em Haia, Países Baixos, levou a detenções na Arménia e na Ucrânia, com cerca duas dezenas de buscas em quatro países.

Os servidores visados estavam localizados em vários países europeus, além de nos Estados Unidos e Canadá.

A investigação, lançada em 2022, revelou que um dos principais suspeitos ganhou pelo menos 69 milhões de euros em criptomoeda ao alugar uma infraestrutura criminosa para implantar 'ransomware', de acordo com a agência judicial europeia Eurojust.

'Ransomware' é um tipo de programa informático malicioso que explora vulnerabilidades de segurança de uma empresa ou indivíduo e ameaça as vítimas com a destruição ou o bloqueio do acesso a dados ou sistemas críticos até que um resgate seja pago.

Leia Também: PJ em operação da Europol que permitiu salvar quatro crianças de abusos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório