Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 24º

Família fica sem casa pela segunda vez em três anos devido a tornado

A habitação ficou danificada pela primeira vez em 2021 e, mais recentemente, no fim de semana passado. 

Família fica sem casa pela segunda vez em três anos devido a tornado
Notícias ao Minuto

23:56 - 28/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Uma família do Kentucky, nos Estados Unidos, ficou sem casa pela segunda vez após um tornado voltar a atingir o mesmo terreno. Segundo a ABC News, a habitação ficou danificada pela primeira vez em 2021 e, mais recentemente, no fim de semana passado. 

A casa, localizada na pequena comunidade de Barnsley, ficou totalmente destruída por um tornado que matou mais de 80 pessoas, em dezembro de 2021. Desde então, a família nunca pensou que tal pudesse voltar a acontecer.

No entanto, a comunidade voltou a ser atingida por um poderoso tornado durante o passado domingo. Após o incidente, o governador do Kentucky, Andy Beshear, decretou estado de emergência. 

"Tudo o que sabemos com certeza é que não vamos voltar para cá", contou Devin Johnson, de 21 anos, neto dos donos da casa. "Vai ter tantas recordações de termos perdido tudo."

Além da casa da família de Johnson, também outras habitações foram afetadas, desde caravanas destruídas, casas arrancas pelos alicerces e outras que ficaram sem telhado.

"Todos nós tivemos a sensação de que tínhamos perdido tudo de novo", disse.

Este ano, a família conseguiu refugiar-se na casa de um familiar quando a tempestade atingiu Barnsley, mas o mesmo não aconteceu em 2021, quando Johnson teve de se agarrar a uma mesa com os avós, a irmã e o cunhado para que não fossem levados pelo vento. No corredor, os tios abrigam-se debaixo de um colchão.  

"Começámos a ouvir um rugido e depois a casa inteira começou a tremer", recordou. "A eletricidade começou a falhar e as janelas a estilhaçarem-se. E, de repente, sentimos o vento e a pressão e o rugido a rasgar a casa e começa a puxar por nós e a tentar arrastar-nos para fora."

Apesar do susto, todos conseguiram escapar ilesos, mas da habitação apenas deu para recuperar alguns objetos e memórias de família. "Desta vez, tudo o que tínhamos foi-se", contou o jovem. 

Leia Também: EUA pedem investigação rápida e transparente a ataque em Rafah

Recomendados para si

;
Campo obrigatório