Meteorologia

  • 25 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 23º

Rússia considera absurda Conferência de Paz sem a presença de Moscovo

A Rússia descreveu hoje como absurda e fútil a realização de uma cimeira de paz sobre a Ucrânia sem a participação das autoridades russas, que não foram convidadas para a conferência de junho, na Suíça.

Rússia considera absurda Conferência de Paz sem a presença de Moscovo
Notícias ao Minuto

12:35 - 28/05/24 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Do nosso ponto de vista, esta conferência é absolutamente inútil para encontrar uma solução para o conflito na Ucrânia", disse o porta-voz do Kremlin (presidência), Dmitri Peskov, numa entrevista à estação pública russa RT.

"É de facto absurdo reunir e discutir seriamente estas questões sem a participação do nosso país", afirmou, citado pela agência francesa AFP.

Peskov disse também que não está prevista a realização de uma conferência sobre a Ucrânia na Arábia Saudita, na qual a Rússia também participaria, segundo foi noticiado pela agência Bloomberg.

"Não há qualquer conversa [sobre isso] neste momento", disse Peskov na entrevista à RT, segundo a agência oficial russa TASS.

De acordo com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, 90 países, incluindo Portugal, já confirmaram a sua participação na conferência internacional que irá decorrer em Lucerna (centro da Suíça), em 15 e 16 de junho.

Zelensky alertou que a ausência do homólogo dos Estados Unidos, Joe Biden, da conferência na Suíça seria como um aplauso ao líder russo, Vladimir Putin.

"Há uma cimeira de paz organizada por todo o mundo e eu acredito que o Presidente Biden tem de estar lá", disse Zelensky em Bruxelas.

Zelensky referiu que outros países avaliam a reação dos Estados Unidos à iniciativa de paz, pelo que uma eventual ausência de Biden teria um efeito positivo para Moscovo.

O Presidente ucraniano deslocou-se hoje de manhã a Bruxelas, de onde viajará para Lisboa, para uma visita de algumas horas, a primeira que realiza a Portugal.

Leia Também: Ausência dos EUA da Conferência de Paz será "aplauso para Putin"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório