Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 29º

Mais de 40% dos afetados pela avalanche na Papua são menores de 16 anos

A Unicef anunciou hoje que mais de 40% dos afetados pela avalanche ocorrida na sexta-feira na Papua Nova Guiné, que soterraram mais de 2.000 pessoas, têm menos de 16 anos.

Mais de 40% dos afetados pela avalanche na Papua são menores de 16 anos
Notícias ao Minuto

10:42 - 28/05/24 por Lusa

Mundo UNICEF

agora claro que mais de 40% das pessoas afetadas são crianças com menos de 16 anos de idade que ficaram profundamente traumatizadas pela perda das suas famílias, casas e meios de subsistência", disse hoje a representante da Unicef na Papua Nova Guiné, Angela Kearney, num comunicado.

Esta percentagem, calculada após uma "avaliação rápida", é estabelecida no total aproximado de 4.000 afetados pela avalanche, incluindo aqueles que perderam as suas casas ou fontes de rendimento, segundo estimativas do Ministério da Defesa da Papua e da Unicef.

Segundo uma carta do Centro Nacional de Desastres do país, enviada na segunda-feira à coordenação da ONU em Papua Nova Guiné, "mais de 2.000 pessoas foram enterradas vivas" pela "enorme avalanche".

No entanto, fontes da ONU pedem cautela em relação aos números, e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que tem seis trabalhadores na área do desastre, estimou no domingo em cerca de 670 as possíveis mortes devido ao impacto direto da avalanche.

As tarefas de busca e resgate de vítimas são complexas devido à instabilidade do terreno.

O desabamento de parte de uma montanha na manhã de sexta-feira, por razões ainda desconhecidas, ocorreu perto da mina de ouro de Porgera, na província de Enga, e numa cidade da região, a cerca de 600 quilómetros de Port Moresby.

Leia Também: Receio de novo deslizamento na Papua Nova Guiné leva à retirada de 7.900

Recomendados para si

;
Campo obrigatório