Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Eslovénia exprime em Argel apoio à autodeterminação palestiniana e saraui

O primeiro-ministro esloveno, Robert Golob, exprimiu hoje o seu apoio ao "direito à autodeterminação dos povos, a propósito da causa palestina e sarauí", disponibilizando-se para procurar com a Argélia soluções pacíficas para os desafios mundiais.

Eslovénia exprime em Argel apoio à autodeterminação palestiniana e saraui
Notícias ao Minuto

23:47 - 27/05/24 por Lusa

Mundo Eslovénia

"A Argélia e a Eslovénia, na qualidade de membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU, trabalham em conjunto, desde há meses, para encontrar soluções para diferentes assuntos atuais e desafios mundiais", declarou Golob, durante uma conferência de imprensa, depois de uma reunião com o presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune.

O primeiro-ministro esloveno revelou que abordou com o Presidente argelino a "trágica" situação na Palestina e a importância de cooperar para apoiar o seu povo.

O governo da Eslovénia, Estado membro da NATO e da União Europeia, adiantou na semana passada que rapidamente se vai juntar ao reconhecimento oficial do Estado palestiniano, que na terça-feira, dia 28 de maio, vão fazer Espanha, Irlanda e Noruega.

Por ocasião da deslocação de Golob à Argelia, os dois Estados assinaram dois acordos nas áreas dos hidrocarbonetos, mediante o qual a Argélia vai aumentar as suas exportações de gás, e na inteligência artificial, e decidiram ainda criar uma comissão para assuntos económicos.

Leia Também: Eslovénia juntar-se-á ao reconhecimento da Palestina "nos próximos dias"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório