Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 30º

Blinken sublinha qualidade de relações diplomáticas entre EUA e Brasil

Os Estados Unidos e o Brasil comemoram 200 anos de relações diplomáticas e continuam "a traçar novos caminhos para a cooperação económica, que respeitam a importância do ambiente" e "desenvolvimento sustentável", assinalou o chefe da diplomacia norte-americana.

Blinken sublinha qualidade de relações diplomáticas entre EUA e Brasil
Notícias ao Minuto

11:27 - 27/05/24 por Lusa

Mundo Blinken

medida que avançamos para o próximo século de parceria, os Estados Unidos estão empenhados em continuar a trabalhar com o Brasil para promover a paz e a prosperidade contínuas, das quais nossas democracias dependem", afirmou o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, citado num comunicado do Departamento de Estado divulgado este domingo.

"Hoje [domingo], os Estados Unidos e o Brasil comemoram 200 anos de relações diplomáticas entre nossos países", recordou o Departamento de Estado.

Em 26 de maio de 1824, o entãO Presidente norte-americano, James Monroe, recebeu o encarregado de negócios brasileiro, José Silvestre Rebello, em Washington, em cuja receção os Estados Unidos reconheceram a independência do Brasil e estabeleceram uma "parceria", que comemora agora os seu 200.º aniversário.

"Juntámo-nos como aliados na Segunda Guerra Mundial, quando as forças americanas e brasileiras lutaram lado a lado na Campanha Italiana, demonstrando coragem e sacrifício que contribuíram para a nossa vitória partilhada", assinala-se ainda no texto assinado por Blinken.

"A nossa cooperação continua vital para a prosperidade de nossos povos e gera benefícios muito além das fronteiras de nossos países", acrescenta o secretário de Estado.

Os Estados Unidos e o Brasil "estão a traçar novos caminhos para a cooperação económica que respeitam a importância do ambiente, da energia limpa e do desenvolvimento sustentável para o nosso futuro coletivo", sublinhou.

"Juntos, promovemos o bem-estar dos nossos povos, garantindo o tratamento justo dos trabalhadores e fortalecendo os laços económicos que criam empregos", afirmou ainda Antony J. Blinken.

À medida que avançamos para o próximo século de parceria, os Estados Unidos estão empenhados em continuar a trabalhar com o Brasil para promover a paz e a prosperidade contínuas das quais nossas democracias dependem, assinalou-se ainda na mesma nota.

Leia Também: EUA anunciam transferência de ajuda militar a Kyiv de 275 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório