Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

Brasil diz que acordo entre Colômbia e exército de libertação é "passo em frente"

O Governo brasileiro defendeu hoje que o acordo celebrado entre a Colômbia e o Exército de Libertação Nacional (ELN) é um "passo em frente" para ultrapassar o conflito entre as duas partes.

Brasil diz que acordo entre Colômbia e exército de libertação é "passo em frente"
Notícias ao Minuto

15:40 - 26/05/24 por Lusa

Mundo Brasil

"O acordo, cujas negociações contaram com ampla participação da sociedade colombiana, representa um importante passo em frente na visão consolidada do acordo do México para superar o conflito e construir um futuro de paz", afirmou, em comunicado, o executivo brasileiro.

O "Acordo para o Desenvolvimento do Processo de Participação da Sociedade na Construção da Paz" foi assinado por representantes do Governo e do ELN.

A inclusão dos cidadãos representa o primeiro ponto dos seis que ambas as partes estabeleceram na agenda dos acordos de paz, cujo diálogo começou há cerca de um ano e meio.

Neste acordo, as partes comprometem-se ainda a não abandonar a negociação.

As negociações de paz entre o Presidente Gustavo Petro e o ELN foram retomadas, em 2022, na Venezuela, depois de quatro anos suspensas.

O Brasil, que faz parte da mesa de diálogo, em conjunto com o Chile, Cuba, México, Noruega e Venezuela, "reitera a sua confiança no progresso do diálogo e renova a sua vontade de continuar a apoiar o povo colombiano na superação da violência e na construção de uma paz sustentável".

Desde 2022, os negociadores tiveram seis ciclos de reuniões em Caracas, Cidade do México e Havana.

Leia Também: Avião da TAP deve levar 100 toneladas de donativos para Rio Grande do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório