Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 30º

Índia prepara-se para tempestade ciclónica na Baía de Bengala e na costa

O aeroporto de Calcutá, na Índia, vai suspender as operações de voo a partir da meia-noite de hoje durante 21 horas, depois de uma tempestade sobre a Baía de Bengala se ter intensificado e transformado numa tempestade ciclónica severa.

Índia prepara-se para tempestade ciclónica na Baía de Bengala e na costa
Notícias ao Minuto

08:52 - 26/05/24 por Lusa

Mundo Índia

Segundo o Departamento Meteorológico indiano e as autoridades aeroportuárias, a tempestade ciclónica deverá atravessar o Bangladesh e a costa indiana de Bengala Ocidental por volta das 24h00 de hoje.

Prevê-se que atinja velocidades máximas de vento de até 120 quilómetros por hora, com rajadas de até 135 quilómetros por hora, atingindo a ilha de Sagar, em Bengala Ocidental, e a região de Khepupara, no Bangladesh, na noite de domingo, disse a agência indiana.

Este é o primeiro ciclone na Baía de Bengala antes da estação das monções deste ano, que começa em junho e termina em setembro.

Prevê-se a ocorrência de precipitação moderada a forte na maior parte dos distritos costeiros do estado de Bengala Ocidental e que uma vaga de tempestade com cerca de um metro de altura inunde as zonas baixas da costa de Bengala Ocidental e do Bangladesh.

Estas tempestades podem arrancar árvores e causar grandes danos em casas de colmo e em linhas de eletricidade e de comunicação, refere o comunicado.

A costa da Índia é frequentemente atingida por ciclones, mas a alteração dos padrões climáticos tornou-os mais intensos, tornando mais urgentes os preparativos para as catástrofes naturais.

Leia Também: Incêndio em creche mata pelo menos sete crianças na capital da Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório