Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 29º

Mais de 10 mil já atravessaram Canal da Mancha para chegar ao Reino Unido

Mais de 10 mil imigrantes chegaram ao Reino Unido através do Canal da Mancha desde o início do ano, um número recorde alcançado em plena campanha para as eleições legislativas no país.

Mais de 10 mil já atravessaram Canal da Mancha para chegar ao Reino Unido
Notícias ao Minuto

13:55 - 25/05/24 por Lusa

Mundo Migrantes

A imigração ilegal é uma questão importante na campanha que começou oficialmente na quarta-feira, com o anúncio da data das eleições pelo primeiro-ministro, o conservador Rishi Sunak. As eleições foram convocadas para 04 de julho, o que surpreendeu por ser mais cedo do que o previsto.

Quando assumiu a liderança do Governo britânico, em outubro de 2022, Sunak prometeu pôr fim à chegada de imigrantes irregulares e fazer disso uma das suas prioridades.

Na sexta-feira, cinco novos barcos chegaram ao sul de Inglaterra com 288 migrantes a bordo, segundo dados do Ministério do Interior publicados hoje.

Com esse número adicional, desde o início do ano, 10.170 pessoas conseguiram atravessar o Canal da Mancha, que separa Inglaterra e França, para o Reino Unido, mais 35% face a 2022.

Muitos desses imigrantes provêm do Afeganistão, do Irão e da Turquia.

O Governo do Reino Unido esperava dissuadir os imigrantes de virem para o Reino Unido com a sua lei de deportação de milhares de requerentes de asilo para o Ruanda.

Na quinta-feira, Rishi Sunak admitiu que este projeto muito controverso provavelmente não seria executado antes das eleições, mas adiantou que queria ver os primeiros voos descolarem após a eleição, caso vença.

Os trabalhistas, que têm uma vantagem de mais de 20 pontos percentuais nas sondagens sobre o Partido Conservador (no poder desde 2010), prometeram que abandonarão a política de deportação de imigrantes para o Ruanda, criticando um "artifício" dispendioso e ineficaz.

"O Governo perdeu o controlo das nossas fronteiras", disse Keir Starmer, o líder da oposição e futuro primeiro-ministro, se o Partido Trabalhista vencer as eleições.

O Partido Trabalhista também acredita que a imigração é demasiado elevada e prometeu utilizar meios inspirados na luta contra o terrorismo para combater os grupos de contrabandistas.

Leia Também: Europeias. Quase todos os partidos insatisfeitos com Pacto para Migrações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório