Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 29º

Macamo fecha presidência moçambicana do Conselho de Segurança da ONU

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verônica Macamo, visita, nos próximos dias 26 a 29, os Estados Unidos da América (EUA) para participar no último debate da presidência moçambicana no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Macamo fecha presidência moçambicana do Conselho de Segurança da ONU
Notícias ao Minuto

13:40 - 25/05/24 por Lusa

Mundo ONU

"A ministra Macamo dirige o último debate da presidência moçambicana no Conselho de Segurança, subordinado ao tema 'Manutenção da paz e segurança internacionais: O papel da mulher e da juventude', agendado para o dia 28 de maio", lê-se num comunicado do Governo enviado hoje à comunicação social.

Durante os quatro dias, Verônica Macamo vai também ter audiências com "altas entidades" da Organização das Nações Unidas (ONU), acrescenta-se no documento.

A governante moçambicana visita os EUA acompanhada por Pedro Comissário, representante permanente de Moçambique nas Nações Unidas, e por José Morais, diretor da direção para as organizações internacionais e conferências no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Moçambique assumiu, no dia 01, a presidência mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), durante a qual África está no topo das prioridades, com várias reuniões a abordar a paz, a segurança e o desenvolvimento no continente africano.

Como presidente do Conselho de Segurança durante este mês, Moçambique promoveu uma declaração presidencial que reitera o apoio aos objetivos estabelecidos na Agenda 2063 da União Africana, e incentivou as parcerias globais para acelerar a sua implementação, assim como apoiou a iniciativa sobre Silenciar as Armas em África e a Zona de Comércio Livre Continental Africana.

Leia Também: Campanha de Portugal ao Conselho de Segurança da ONU esperada em setembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório