Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
28º
MIN 17º MÁX 30º

Nesta ilha no Japão, os guardiões são gatos (e há mais que humanos)

No 'Neko Jinja', ou Santuário do Gato, os gatos são vistos como anjos da guarda de Tashirojima.

Notícias ao Minuto

08:47 - 25/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Tashirojima

Em Tashirojima, uma pequena ilha ao largo da costa nordeste do Japão, os guardiões locais são improváveis e existem em maior quantidade que os humanos, tendo sido criado um santuário em sua homenagem.

E são eles: os gatos. No 'Neko Jinja', ou Santuário do Gato, os gatos são vistos como anjos da guarda de Tashirojima.

Segundo a lenda, a ilha era famosa pela sericultura e os agricultores criavam gatos porque estes afugentavam os ratos, protegendo os casulos do bicho-da-seda dos roedores, noticia a Associated Press.

Também os pescadores da ilha sempre acreditaram que os gatos traziam boa sorte, incluindo grandes quantidades de peixe. Um dia, porém, um pescador feriu acidentalmente um gato enquanto trabalhava. Com pena do ferimento, os habitantes da ilha construíram o santuário dos gatos.

Tashirojima faz parte da cidade de Ishinomaki, na prefeitura de Miyagi, na região de Tohoku, que se tornou bem conhecida depois de um tsunami ter devastado a área na sequência de um enorme terramoto de magnitude 9, em 11 de março de 2011.

Mais de 100 gatos habitam Tashirojima, juntamente com cerca de 50 humanos, de acordo com o sítio Web da cidade.

Ao longo de uma estrada pavimentada que se estende por cerca de 2 quilómetros entre os dois portos da ilha, os gatos cuidam de si próprios e misturam-se com outros gatos.

Existem alguns cafés e pousadas, mas não há lojas de aluguer de automóveis, estações de serviço ou transportes públicos. Os turistas devem subir e descer as colinas da ilha durante a sua visita.

A maioria dos gatos está habituada aos turistas, que podem ser vistos a acariciar os simpáticos animais por toda a ilha.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: "Alguém se esqueceu?" Quatro gatos bebés abandonados em rua do Porto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório