Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 22º

Cabo Verde expressa "profunda tristeza" por morte de embaixador português

O Governo de Cabo Verde expressou hoje condolências e "profunda tristeza" pela morte de Paulo Lourenço, 52 anos, embaixador de Portugal no arquipélago, vítima de enfarte na cidade da Praia, na sexta-feira.

Cabo Verde expressa "profunda tristeza" por morte de embaixador português
Notícias ao Minuto

06:20 - 25/05/24 por Lusa

Mundo Paulo Lourenço

"Foi com profunda tristeza que o Governo de Cabo Verde tomou conhecimento da morte do embaixador de Portugal em Cabo Verde", função que desempenhou "com elevado sentido de Estado, sempre atento e disponível para cooperar, para o fortalecimento das relações entre Cabo Verde e Portugal, a todo os níveis", lê-se numa nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

"Neste momento de dor e consternação, o Governo de Cabo Verde endereça ao Governo e ao povo de Portugal e em particular aos familiares do malogrado as suas mais profundas condolências", concluiu.

Paulo Lourenço foi vítima de um enfarte cardíaco fulminante em casa, após uma caminhada, pouco antes das 20h00 (22h00 em Lisboa) de sexta-feira. Apesar das manobras de reanimação, chegou já sem vida ao Hospital Agostinho Neto, na capital, descreveu fonte da unidade de saúde.

Durante o dia, no exercício das suas funções, o diplomata participou em atividades públicas no centro histórico da Praia e na Escola Portuguesa de Cabo Verde.

Paulo Jorge Lopes Lourenço era diplomata de carreira desde 1995 e desempenhou funções nas embaixadas de Portugal em Luanda, Londres, Sarajevo e Belgrado. 

Entre 2012 e 2018 foi cônsul-geral em São Paulo.

Entre fevereiro de 2020 e até ser nomeado embaixador em Cabo Verde, em dezembro de 2022, chefiou a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, funções nas quais negociou o novo programa-quadro de Defesa entre Portugal e Cabo Verde para o período 2022 a 2026.

Leia Também: Embaixador de Portugal em Cabo Verde morre de enfarte cardíaco fulminante

Recomendados para si

;
Campo obrigatório