Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 25º

UE exige explicações à Rússia após incidente na fronteira com a Estónia

A União Europeia (UE) exigiu hoje explicações por parte do Kremlin depois de um incidente na fronteira entre a Estónia e a Rússia que ocorreu na quinta-feira, e criticou o "comportamento provocativo" e as "ações inaceitáveis" de Moscovo.

UE exige explicações à Rússia após incidente na fronteira com a Estónia
Notícias ao Minuto

13:08 - 24/05/24 por Lusa

Mundo União Europeia

"Na manhã de quinta-feira, guardas fronteiriços russos removeram unilateralmente as boias luminosas colocadas pela Estónia no Rio Narva para demarcar a fronteira com a Rússia", disse o Alto-Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell, em comunicado.

"Estas ações são inaceitáveis. A UE espera uma explicação da Rússia sobre a remoção das boias, e o seu retorno imediato", acrescentou o chefe da diplomacia europeia.

A UE "está a monitorizar a situação de perto desde o início em cooperação e solidariedade com a Estónia e outros Estados-membros".

"Este incidente na fronteira é parte de um padrão mais alargado de comportamentos provocativos e ações híbridas da Rússia, incluindo nas fronteiras marítimas e terrestres da região do Mar Báltico", completou.

Leia Também: Rússia está a levar a cabo uma "guerra paralela" contra o Ocidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório