Meteorologia

  • 25 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 23º

Pelo menos um morto e seis feridos em ataque a Kharkiv

Pelo menos uma pessoa morreu hoje, outras seis ficaram feridas e três estão desaparecidas em Kharkiv, localizada no nordeste da Ucrânia, anunciou o autarca da cidade após uma série de ataques da Rússia.

Pelo menos um morto e seis feridos em ataque a Kharkiv
Notícias ao Minuto

10:53 - 23/05/24 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Um ataque atingiu uma empresa privada. Segundo as informações iniciais, há um morto, seis feridos" e três desaparecidos, declarou o autarca de Kharkiv, Igor Terekhov, nas redes sociais, relatando ainda a ocorrência de "um grande incêndio".

Cerca de 11 mil pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas na região de Kharkiv desde a ofensiva terrestre russa lançada em 10 de maio nessa zona de fronteira, disse hoje o governador local.

"No total, 10.980 pessoas foram retiradas" dessa área, disse Oleg Synegubov, governador de Kharkiv, na rede social Telegram.

Milhares de pessoas fugiram das suas casas enquanto o exército russo rapidamente capturou várias aldeias fronteiriças no início da sua ofensiva surpresa em direção a Lyptsi e Vovtchansk, forçando Kiev a apressar-se em deslocar reforços.

"Os combates continuam" na região de Vovtchansk, uma cidade que possuía cerca de 18 mil habitantes antes da guerra e está localizada a apenas cinco quilómetros da fronteira com a Rússia, disse o Estado-Maior ucraniano num comunicado.

"Os nossos defensores estão a reagir bem", acrescentou a nota dos militares ucranianos.

A Ucrânia está a ter "resultados percetíveis" diante da ofensiva russa nessa região, garantiu na terça-feira o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Zelensky referiu na semana passada, numa entrevista à agência de notícias AFP, que esta poderia ser a "primeira onda" de uma ofensiva russa mais ampla, em particular para tentar tomar Kharkiv, a segunda cidade da Ucrânia.

Leia Também: Libertados primeiros presos ucranianos que se voluntariaram para combate

Recomendados para si

;
Campo obrigatório