Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

'Duna' na vida real? Verme pré-histórico descoberto no Reino Unido

As investigações dos estudiosos do Museu de História Natural de Londres sugeriram que o animal tinha uma garganta retrátil que poderia estender-se até o fundo do mar para capturar presas escondidas nos sedimentos.

'Duna' na vida real? Verme pré-histórico descoberto no Reino Unido
Notícias ao Minuto

11:01 - 23/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Restos de um verme pré-histórico foram descobertos em Herefordshire, no Reino Unido. O predador carnívoro, que foi encontrado numa pedreira vitoriana abandonada na vila de Leintwardine, perto da fronteira com o País de Gales, colocava a garganta para fora para capturar e consumir as suas presas, tendo características semelhantes aos vermes representados no filme ‘Duna’.

Os cientistas acreditam que a criatura, denominada de Radnorscolex latus, terá vivido no fundo do oceano há cerca de 425 milhões de anos, quando aquela região estava submersa, noticiou a agência PA.

As investigações dos estudiosos do Museu de História Natural de Londres, que foram publicadas na revista ‘Papers in Palaeontology’ sugeriram que o animal tinha uma garganta retrátil que poderia estender-se até o fundo do mar para capturar presas escondidas nos sedimentos. Faz, assim, lembrar os vermes gigantes do filme ‘Duna’, de acordo com o investigador Richie Howard.

“Achamos que não eram muito exigentes quando se tratava de alimentação e provavelmente apenas enfiavam a garganta na lama e agarravam tudo o que podiam encontrar. Fazem-nos pensar nos vermes de ‘Duna’ nesse aspeto”, disse.

Ainda que os fósseis do animal tenham sido descobertos há um século, a tecnologia não era avançada o suficiente para permitir aos paleontólogos examiná-los detalhadamente.

Agora, os investigadores do Museu de História Natural de Londres descobriram que o verme tinha fileiras de dentes afiados e ganchos na cabeça, que usaria para se ancorar no chão e arrastar o corpo para se mover. Contudo, teria apenas cerca de oito centímetros de comprimento.

O Radnorscolex pertence a um grupo de animais extintos semelhantes a vermes, conhecidos como Paleocolecídeos, que ficaram completamente extintos há cerca de 400 milhões de anos devido às rápidas mudanças climáticas e do nível do mar.

Leia Também: "Nem consigo dormir". Homem em sofrimento com afastamento de crocodilo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório