Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
24º
MIN 14º MÁX 25º

Ucrânia. Milhões de toneladas de exportações em corredores da UE

Mais de 136 milhões de toneladas de mercadorias ucranianas foram exportadas em dois anos nos corredores solidários da União Europeia para ajudar a Ucrânia e Moldova, que permitiram também a importação de 52 milhões de toneladas de produtos essenciais.

Ucrânia. Milhões de toneladas de exportações em corredores da UE
Notícias ao Minuto

13:50 - 22/05/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

Os dados foram hoje divulgados pela Comissão Europeia quando se assinalam dois anos do lançamento, pela União Europeia (UE) e na sequência da guerra na Ucrânia causada pela invasão russa, de corredores de solidariedade para estabelecer novas rotas de transporte para manter as importações e exportações ucranianas e moldovas a fluir por via ferroviária, rodoviária e fluvial, dados os constrangimentos então verificados, nomeadamente no Mar Negro.

"Até à data, os corredores de solidariedade facilitaram a exportação de mais de 136 milhões de toneladas de mercadorias ucranianas, incluindo cereais, oleaginosas, minerais e aço. Também permitiram a importação de mais de 52 milhões de toneladas de produtos essenciais, como combustível, veículos, fertilizantes e ajuda militar e humanitária", indica o executivo comunitário em comunicado.

Estes corredores estendem-se pela região do Danúbio, pela Polónia, pelos Estados Bálticos e pela região do Adriático, utilizando os caminhos-de-ferro, as estradas e as vias navegáveis interiores.

"Inicialmente criados para contornar o bloqueio russo no Mar Negro às exportações de cereais ucranianos, os corredores de solidariedade evoluíram para abranger o comércio em todos os setores. Permitem à Ucrânia e à Moldova exportar uma variedade de mercadorias para os mercados mundiais, assegurando simultaneamente que as importações essenciais cheguem à Ucrânia", indica a Comissão Europeia na nota hoje publicada.

De acordo com Bruxelas, "a longo prazo, estes corredores desempenharão um papel essencial na reconstrução da Ucrânia e na sua plena integração no mercado único da UE".

O valor total do comércio através dos corredores de solidariedade desde maio de 2022 até ao momento está estimado em cerca de 157 mil milhões de euros, com cerca de 50 mil milhões de euros nas exportações ucranianas (25 mil milhões para produtos agrícolas e quase 25 mil milhões para produtos não agrícolas) e cerca de 107 mil milhões de euros nas importações, segundo dados da instituição.

A Comissão Europeia e as instituições financeiras internacionais mobilizaram mais de dois mil milhões de euros para estes corredores solidários, nomeadamente investindo em infraestruturas de transportes na Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia, Ucrânia e Moldova.

Nos últimos dois anos, o executivo comunitário coordenou esforços com as autoridades e a comunidade dos transportes na UE, na Ucrânia e na Moldova para eliminar os obstáculos administrativos e infraestruturais e melhorar a eficiência do comércio.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Rússia suspende proibição de exportação de gasolina até 30 de junho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório