Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Etiópia terá remodelação governamental (que inclui mudança na Defesa)

O primeiro-ministro da Etiópia anunciou hoje uma remodelação governamental que inclui a substituição do ministro da Defesa, Abraham Belay, por Aisha Mohammed, que já ocupou o cargo em 2018, sem explicações para a mudança.

Etiópia terá remodelação governamental (que inclui mudança na Defesa)
Notícias ao Minuto

15:46 - 20/05/24 por Lusa

Mundo Etiópia

O gabinete de Abiy Ahmed disse, num breve comunicado publicado na sua conta do Facebook, que a remodelação afeta também o Ministério da Irrigação, que será dirigido pelo antigo ministro da Defesa, numa troca de pastas.

Além disso, Mohamad Andris, até agora diretor do Serviço da Diáspora Etíope, foi nomeado secretário de Estado do Centro de Coordenação para a Construção da Democracia, cargo que passará a ocupar com a categoria de ministro.

A Etiópia mergulhou numa onda crescente de violência, apesar do acordo de paz assinado em 2022 com a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF), que pôs fim à guerra iniciada em novembro de 2020 entre aquele grupo e as Forças Armadas da Etiópia, na região norte de Tigray.

Os peritos da ONU alertaram, em setembro de 2023, que, apesar deste acordo, a violência no país atingiu "uma escala quase nacional", mas com "relatos alarmantes de violações contra civis" em Tigray e na região de Amhara, também localizada no norte do país.

O Governo etíope declarou o estado de emergência em Amhara em agosto de 2023, após meses de confrontos entre as forças de segurança e as milícias Fano, que colaboraram com as forças de Amhara durante a guerra contra a TPLF, lutando assim ao lado das Forças Armadas etíopes.

As tensões surgiram devido à decisão das autoridades de desmantelar estas forças especiais regionais - incluindo as forças de Amhara, particularmente poderosas - no âmbito do processo de paz com a TPLF. Vários membros destas forças especiais juntaram-se às milícias Fano e atacaram o exército e os políticos por causa desta decisão.

Leia Também: Vistos à Etiópia restringidos por não cooperar em readmitir irregulares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório