Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

Nome de novo aeroporto deu azo a piadas. Eis os mais bizarros do mundo

No Brasil há um Viracopos, nos EUA dois disputam o nome de San Francisco. Mas há aeroportos ainda mais estranhos, construídos em ilhas artificiais e com pistas feitas de areia. Recorde aqui alguns casos.

Notícias ao Minuto

15:58 - 16/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Bizarro

Desde que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou que o novo aeroporto localizado em Alcochete vai chamar-se "Luís de Camões", foram muitas as vozes que emergiram nas redes sociais para brincar com o nome, através de piadas e de memes, recordando também o facto do local de construção deste empreendimento ter levado 50 anos a ser decidido e levar (pelo menos) mais dez a ser construído.

Mas não é só em Portugal que os aeroportos dão azo a piadas. Uns pelo nome, outros por ficarem à beira de abismos ou 'plantados' em escarpas e até alguns por terem nascido em circunstâncias particulares, há muitos aeroportos pelo mundo que deram (e dão) que falar.

Comecemos por uma polémica recente. Dois aeroportos da Califórnia, EUA, reivindicam o direito de usar o nome 'San Francisco', apesar de nenhum deles estar localizado nesta cidade norte-americana.

O Aeroporto Internacional de San Francisco (SFO) processou o recém-renomeado Aeroporto Internacional de Oakland San Francisco Bay (OAK), alegando que nomes semelhantes podem confundir os passageiros.

Já em Campinas, no Brasil, há um Aeroporto Internacional de Viracopos, o que tem gerado ao longo dos anos várias piadas. Aliás, foi mesmo para o Aeroporto de Viracopos que a nossa Seleção Nacional voou, em 2014, para disputar o Mundial de Futebol.

Encravado entre Espanha e Marrocos, está o Aeroporto de Gibraltar cuja grande particularidade não é o nome, mas o facto de a sua pista fazer cruzamento com a Avenida Winston Churchill, uma das mais movimentadas da ilha, o que obriga a que os carros sejam parados por cancelas quando os aviões aterram e descolam.

Já o maior terminal de passageiros do planeta é o Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka, no Japão, e foi construído em cima de uma ilha artificial.

No Aeroporto Internacional de Bangkok, na Tailândia, os passageiros podem jogar golfe enquanto esperam para apanhar um voo. O campo fica entre as duas pistas principais do aeroporto e tem 18 buracos.

Na Antártida há um aeroporto com uma pista onde os aviões só aterram na primavera, após os 'duros' meses de inverno e antes do verão, quando as temperaturas derretem o gelo. Chama-se Pista de Gelo da Base Mc Murdo.

Um dos problemas apontados ao Aeroporto Humberto Delgado é o facto deste ficar localizado no centro de Lisboa, mas em São Paulo, no Brasil há um aeroporto ainda mais encastrado na cidade. Chama-se Aeroporto de Congonhas e situa-se no bairro do Campo Belo. O aeroporto foi inaugurado em 1936 e a cidade cresceu à sua volta, ameaçando a segurança dos voos. Em 2007 houve inclusive uma tragédia, quando um avião saiu da pista e embateu num prédio, matando 187 pessoas.

Na paradisíaca ilha de Saint Martin, nas Caraíbas, o Aeroporto Internacional Princess Juliana chama a atenção pela sua pista curta, a poucos metros das areias brancas e das águas azul turquesa, o que faz com que os aviões passem muito perto dos banhistas quando aterram e descolam.

Já na Escócia, o Aeroporto de Barra, situado na baía de Traigh Mor, no arquipélago das ilhas Hébridas, tem a particularidade de ser o único do mundo a aterrar sobre a areia de uma praia. Antes de aterrar ou levantar, além de verificar as condições meteorológicas, muito complicadas na região, os pilotos têm de verificar o estado das marés.

O Aeroporto Changi, em Singapura, é um dos melhores e maiores aeroportos do mundo. Com um milhão de metros quadrados, o espaço conta com um jardim com 100 mil arbustos, mais de 2 mil árvores, tem 60 lojas, 100 restaurantes e um cinema aberto 24 horas por dia.

Leia Também: Novo aeroporto? Decisão criou "aumento substancial" da procura de imóveis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório