Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Eurodeputados do PSD querem ajudar universitários de Gaza a estudar na UE

Dois eurodeputados do PSD propuseram à Comissão Europeia a criação de uma plataforma para apoiar a transferência de estudantes universitários palestinianos para a UE, a exemplo da que foi lançada para sírios pelo ex-Presidente Jorge Sampaio em 2013.

Eurodeputados do PSD querem ajudar universitários de Gaza a estudar na UE
Notícias ao Minuto

12:16 - 16/05/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

Segundo um comunicado hoje divulgado, os eurodeputados Ricardo Morgado e Lídia Pereira apresentaram à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o projeto denominado 'Gaza Higher Education Platform for Students (GHEPS)', uma iniciativa que ambiciona dar oportunidades de acesso ao ensino superior na União Europeia (UE) a jovens palestinianos afetados pelo conflito na região.

Considerando que o ensino superior pode ser uma alavanca para aliviar a crise humanitária na Faixa de Gaza, os eurodeputados propõem a oferta de bolsas de estudo para cobertura de gastos com propinas, habitação e despesas diárias.

A seleção será feita com base no mérito académico e os contemplados serão colocados em estabelecimentos de ensino superior em Estados-membros da UE, em cursos homólogos aos que se encontravam a frequentar e com reconhecimento do percurso académico já realizado.

Esta proposta tem por base iniciativas análogas bem-sucedidas, como a antiga Plataforma Global para Estudantes Sírios, lançada pelo ex-Presidente Jorge Sampaio em 2013, e que foi, entretanto alargada a estudantes de outras regiões onde há conflitos, passando a ser designada como Plataforma Global para o Ensino Superior em Situações de Emergência.

Desde a sua criação -- e incluindo parceiros como o Conselho da Europa, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Organização Internacional para as Migrações, entre muitos outros -- a plataforma já atribuiu mais de 750 bolsas de estudo e deu apoio a cerca de 300 estudantes dos vários graus do ensino superior universitário.

IG// APN

Lusa/fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório