Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 26º

Bulgária destrói mina flutuante perto do porto de Varna no mar Negro

As forças navais búlgaras detetaram e destruíram hoje uma mina marítima perto do porto de Varna, no mar Negro, informou o Ministério da Defesa do país balcânico.

Bulgária destrói mina flutuante perto do porto de Varna no mar Negro
Notícias ao Minuto

16:48 - 14/05/24 por Lusa

Mundo Bulgária

A mina, de fabrico soviético tipo 'KPM', encontrava-se a cerca de duas milhas marítimas da costa nordeste da Bulgária, numa zona onde estão ancorados numerosos cargueiros que aguardam entrada nas águas portuárias, precisou o ministério, num comunicado.

"As forças navais búlgaras estão preparadas para atuar contra as minas, com o objetivo de garantir uma navegação segura nos espaços marítimos búlgaros", acrescentou a nota oficial.

A mina destruída, de 350 quilos, é um tipo de munição utilizado na guerra em curso entre a Rússia e a Ucrânia, assegurou um perito que falou sob anonimato à agência noticiosa espanhola EFE.

Pelo facto de se encontrar à deriva após rutura na corrente da sua âncora, não é possível determinar se a mina pertencia às forças ucranianas ou russas, acrescentou o mesmo perito.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022 que têm sido detetadas com regularidade minas marítimas à deriva nas águas do mar Negro, inclusive no Bósforo.

A Bulgária, Roménia e Turquia, que também partilham o mar Negro, assinaram em janeiro passado um acordo para cooperar na deteção e destruição destes objetos com o objetivo de minimizar o risco das minas flutuantes para a navegação civil.

Leia Também: Bulgária pode adiar adesão à zona euro para finais de 2025

Recomendados para si

;
Campo obrigatório