Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 19º MÁX 31º

Jovem torna-se doutorada em psicologia aos 17 anos. "Rara e única"

Uma adolescente terminou um doutoramento com 17 anos, no Arizona, Estados Unidos. A jovem alerta que há "sempre" algo para aprender, e até para além daquilo que se ensina nas escolas. Quanto ao futuro, diz que ainda não tem "bem definidos" os seus sonhos, mas alerta os jovens para não serem influenciados pelas redes sociais.

Jovem torna-se doutorada em psicologia aos 17 anos. "Rara e única"
Notícias ao Minuto

16:06 - 14/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Dorothy Jean Tillman II é uma jovem de 17 anos que se doutorou este mês na gestão de comportamentos de saúde, na área da psicologia, numa universidade no estado norte-americano do Arizona.

A adolescente, que começou a tirar este doutoramento aos 15 anos, em 2021, foi ao programa ‘Good Morning America’ e falou sobre o seu percurso, influências e também sobre o futuro.

A agora doutorada, que já teve a sua cerimónia a 6 de maio, explicou que sempre sentiu que tinha a educação muito em conta, em grande medida devido à sua família, nomeadamente a sua avó, que "fez parte do Movimento dos Direitos Civis" nos Estados Unidos e que sempre teve em conta "a importância da educação, assim como estar aprender alguma coisa".

"Mas para além de ser criada desta forma sempre tive a aprendizagem em conta, principalmente, que aquilo que há para aprender não se limita ao que é ensinado na escola. Há tantas coisas para aprender neste mundo", apontou, acrescentando: "Sinto essa vontade em aprender sempre algo que nem sabia que existia".

A jovem contou que se estava a sentir "muito entusiasmada antes da cerimónia" e que se sentiu muito orgulhosa por ter terminado esta fase dos seus estudos.

Uma das professoras da universidade, Leslie Manson, disse que Tillman era a pessoa mais nova na história a tirar um doutoramento nesta área. "É uma celebração maravilhosa e esperemos que Dorothy Jeans continue a inspirar mais estudantes", referiu a docente, acrescentando que esta, no entanto, era uma situação "muito rara e única".

"Ela tem ideias inovadoras e motivação, o que é maravilhoso. E é inspirador que ela encarne o que é ser uma verdadeira líder", apontou Manson.

O apoio da família e o futuro

A jovem conta ainda que o apoio da família foi fundamental, nomeadamente, o da mãe. "Ver a minha mãe a trabalhar constantemente e ela ser a pessoa a quem todos recorríamos quando precisávamos, sempre me fez vê-la como a ‘Mulher Maravilha’ e fez-me crescer e ser uma pessoa realizada", referiu.

Já nos seus tempos livres, a jovem gosta de retribuir toda esta vontade que a 'enche' e trabalhar em campos de férias, onde ajuda crianças. Através da educação, da matemática, ciências e tecnologias tenta motivar as crianças para seguirem carreiras nessas áreas.

Durante o programa emitido na televisão norte-americana, Tillman falou ainda sobre o seu futuro, referindo que "tal como qualquer outra adolescente, ainda está a tentar perceber quais os seus sonhos e objetivos específicos".

A rapariga deixa ainda conselhos aos jovens, dizendo-lhe para não serem influenciados com aquilo que veem nas redes sociais, e alertando que muita coisa não é real.

"Há muito mais para além do que estamos a ver, e lembrarmo-nos sempre disso é definitivamente importante", referiu ela. "Descobrir coisas, não saber o que se quer, não é uma coisa má", considerou, acrescentando que é preciso “fazer a escolha” de não desistir e tentar perceber o que se quer fazer.

Leia Também: Jovem conduz 17 horas para surpreender a irmã na formatura. O momento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório