Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 24º

Presidente eleito de Taiwan mantém membros do anterior governo

O presidente eleito de Taiwan, William Lai, apresentou hoje a sua equipa para a política externa, segurança nacional e defesa, que inclui membros proeminentes do gabinete da líder cessante, Tsai Ing-wen.

Presidente eleito de Taiwan mantém membros do anterior governo
Notícias ao Minuto

07:50 - 25/04/24 por Lusa

Mundo Taiwan

"Os desafios que se colocam à nova equipa de segurança nacional não têm precedentes", afirmou Lai, numa conferência de imprensa em Taipé, onde anunciou os próximos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, bem como os chefes do Conselho de Segurança Nacional e do Gabinete de Segurança Nacional, entre outros altos funcionários.

O atual secretário-geral da Presidência e antigo presidente da Câmara da cidade de Taichung, Lin Chia-lung, vai ser o novo ministro dos Negócios Estrangeiros, substituindo Joseph Wu, que passa a dirigir o Conselho de Segurança Nacional.

Wellington Koo, advogado de formação, substituirá Chiu Kuo-cheng, general reformado, no cargo de ministro da Defesa.

O chefe do Gabinete de Segurança Nacional, Tsai Ming-yen, permanecerá no seu posto atual, enquanto o Conselho para os Assuntos do Continente - a agência governamental responsável pelas relações com a China -- vai ser dirigido por Chiu Chui-cheng, o seu porta-voz entre 2016 e 2023.

Na opinião de Lai, estas figuras têm três características fundamentais: são políticos "profissionais" e "experientes", têm a capacidade de cooperar entre si e consideram Taiwan como "sua própria responsabilidade".

"Perante a ascensão do totalitarismo e o avanço constante da China, a equipa de segurança nacional deve assumir a responsabilidade pelo país e protegê-lo", afirmou Lai, que se comprometeu a liderar o novo governo "usando a paz como farol e a democracia como bússola".

William Lai - considerado um "secessionista" aos olhos de Pequim - e os restantes membros do Governo tomarão posse em 20 de maio, quatro meses e uma semana após as últimas eleições presidenciais, em que Lai venceu com 40% dos votos.

Leia Também: Taiwan compromete-se a remover estátuas de Chiang

Recomendados para si

;
Campo obrigatório