Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 23º

Cabeça-de-lista dos liberais da UE apostada na luta contra extremismos

A candidata principal ('spitzenkandidat') dos liberais Renovar a Europa (Renew) à Comissão Europeia, Valérie Hayer, destacou hoje que a luta contra os extremos está inscrita no ADN deste grupo político no Parlamento Europeu (PE).

Cabeça-de-lista dos liberais da UE apostada na luta contra extremismos
Notícias ao Minuto

11:47 - 24/04/24 por Lusa

Mundo Eleições Europeias

"Está no nosso ADN lutar contra os extremos, contra a extrema-direita e contra os populistas", disse Hayer, numa entrevista à Lusa e outras agências europeias, no âmbito do projeto Redação Europeia (European Newsroom), em Estrasburgo (França), onde está sediada a Eurocâmara.

"Por isso, a luta do Renew pela Europa, é também a luta contra os populistas e a extrema-direita e estamos a trabalhar arduamente", referiu, manifestando-se ainda confiante num bom resultado dos liberais da União Europeia (UE), antecipando que este grupo continuará a ser um 'kingmaker', ou seja a ter peso político (na atual legislatura é o terceiro maior grupo, com 102 eurodeputados), salientou.

Valérie Hayer, que é também presidente do Renovar a Europa, destacou ainda que tanto ela como os outros candidatos de partidos do grupo, têm encontrado uma dinâmica favorável à família liberal, esperando que se conserve a maioria absoluta que detêm junto com as duas maiores forças políticas: Partido Popular Europeu (PPE - integra o PSD e o CDS) e Socialistas e Democratas (S&D, que inclui o PS).

Na entrevista concedida durante a última sessão plenária da atual legislatura, a eurodeputada francesa garante estar "fora de questão" qualquer negociação com a família dos Conservadores e Reformistas Europeus (ECR, na sigla inglesa), dado que integra "membros eleitos da extrema-direita", nomeadamente do partido Irmãos de Itália, que lidera o Governo no país.

"Spitzenkandidat" é o termo alemão para designar o candidato principal e, no contexto da UE, refere-se ao candidato principal (ao cabeça de lista) de um partido político europeu a presidente da Comissão Europeia.

As eleições dos deputados ao Parlamento Europeu decorrem entre 06 e 09 de junho, sendo este último o dia em que os portugueses escolhem nas urnas os seus 21 representantes.

Leia Também: Europeias. Discurso de Macron sobre futuro marcará entrada na campanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório