Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Vaticano envia ajuda de urgência aos cristãos do Iraque

O Vaticano enviou uma ajuda de urgência de 30.000 euros aos cristãos do Iraque, forçados a abandonar as suas regiões de origem devido ao avanço dos grupos islamitas radicais, indicou hoje a agência noticiosa imedia.

Vaticano envia ajuda de urgência aos cristãos do Iraque
Notícias ao Minuto

18:24 - 25/07/14 por Lusa

Mundo Saúde

Parte substancial desta ajuda será destinada aos cristãos de Mossul, no norte do Iraque.

Segundo a imedia, uma agência especialista em assuntos do Vaticano, este é o primeiro donativo do Vaticano dirigido aos cristãos perseguidos, mas em breve poderão ser anunciadas novas ajudas.

Os cristãos de Mossul, a segunda cidade do Iraque e conquistada pelos 'jihadistas' do Estado islâmico (EI) em 10 de junho, iniciaram há uma semana uma fuga em massa após o ultimato do EI que os intimidou a abandonar a região.

Esta é a mais recente deslocação de populações provocada pelos combatentes do EI, que esvaziou a cidade de uma comunidade presente há séculos nesta região do norte iraquiano.

No domingo, o papa Francisco denunciou as perseguições aos cristãos de Mossul, enquanto o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se referia a um "crime contra a humanidade".

Antes da invasão militar norte-americana de 2003, viviam no Iraque cerca de um milhão de cristãos, incluindo 600.000 em Bagdad e 60.000 em Mossul, além das comunidades instaladas na vila petrolífera de Kirkuk (norte) e Bassorá (sul).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório