Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

Governo timorense preocupado com situação no Médio Oriente

O Governo de Timor-Leste manifestou hoje preocupação com a situação no Médio Oriente e salientou que o país "está pronto para apoiar iniciativas" com base nos "princípios da Carta das Nações Unidas".

Governo timorense preocupado com situação no Médio Oriente
Notícias ao Minuto

06:34 - 24/04/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

"Timor-Leste acompanha de perto os desenvolvimentos no Médio Oriente com profunda preocupação e apoia firmemente uma solução de dois Estados para resolver o conflito israelo-palestiniano", refere, em comunicado, o Governo timorense.

O executivo salienta que o país "apoia o direito dos povos da Palestina e de Israel de viverem lado a lado em paz, com dignidade e segurança" e a importância de ser respeitada a "soberania e independência de todos os Estados".

"Reiteramos a nossa dedicação à promoção do diálogo, da diplomacia e da cooperação multilateral como meio para resolver disputas e manter a paz e a segurança globais", refere o comunicado.

No comunicado, o Governo timorense disse também estar pronto para "apoiar iniciativas que defendam os princípios da Carta das Nações Unidas e contribuam para um mundo onde os conflitos sejam resolvidos através de meios pacíficos, de acordo com o direito internacional e os valores das Nações Unidas".

A guerra em curso entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano em solo israelita, em 07 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

Em represália, Israel lançou uma ofensiva na Faixa de Gaza que já provocou mais de 34 mil mortos, de acordo com o Hamas, que controla o território desde 2007.

Leia Também: Guerra em Gaza "rasgou em um milhão de pedaços" lições do Holocausto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório