Ação pró-palestiniana na Universidade de Nova Iorque provocou detenções

Mais de 130 pessoas foram detidas durante a noite de segunda-feira em Nova Iorque, em frente às instalações da Universidade de Nova Iorque, após manifestações estudantis pró-palestinianas.

Notícia

© Selcuk Acar/Anadolu via Getty Images

Lusa
23/04/2024 19:56 ‧ 23/04/2024 por Lusa

Mundo

Nova Iorque

As 133 pessoas foram já libertadas, de acordo com a polícia de Nova Iorque, que foi chamada pela administração da universidade para retirar os manifestantes da propriedade do estabelecimento de ensino superior.

"Se eles se recusarem a sair, pedimos ao Departamento de Polícia de Nova Iorque que tome as medidas coercivas adequadas, incluindo a detenção", segundo uma carta enviada pela administração da universidade às autoridades, citada pelas agências internacionais.

Várias universidades norte-americanas agitaram-se nos últimos dias devido ao conflito em curso na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas, com estudantes a organizar manifestações e outras ações de protesto para exigir o fim da guerra no enclave palestiniano, que enfrenta uma catástrofe humanitária.

Cerca de uma centena de estudantes pró-palestinianos já tinham sido detidos na semana passada na Universidade de Columbia, também em Nova Iorque, depois da direção do estabelecimento de ensino ter pedido igualmente a intervenção da polícia.

Várias personalidades, incluindo congressistas norte-americanos, acusaram estas manifestações pró-palestinianas de alimentar o antissemitismo no país, o que preocupou a Casa Branca (presidência dos Estados Unidos).

"Nos últimos dias, testemunhamos assédio e apelos à violência contra os judeus", disse o Presidente norte-americano, Joe Biden, num comunicado divulgado no domingo, na véspera da Páscoa judaica.

"Este antissemitismo flagrante é repreensível e perigoso, e não tem absolutamente nenhum lugar nas universidades, ou em qualquer lugar do nosso país", frisou o governante na mesma nota.

Leia Também: Protestos pró-palestinianos continuam a agitar universidades nos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas