Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

Tropas dos EUA no oeste do Iraque atacadas sem vítimas ou danos

Uma base militar norte-americana no oeste do Iraque foi atacada segunda-feira, sem registo de quaisquer ferimentos de soldados ou danos, no segundo ataque do género desde início de fevereiro, disse hoje uma fonte militar em Washington.

Tropas dos EUA no oeste do Iraque atacadas sem vítimas ou danos
Notícias ao Minuto

17:31 - 23/04/24 por Lusa

Mundo EUA

A fonte, citada pela agência noticiosa France-Presse (AFP), não avançou a autoria do ataque.

As forças dos Estados Unidos têm sido alvo de vários ataques na região desde que a guerra entre Israel e o Hamas começou, no início de outubro de 2023, mas a maior parte deles parou no início de fevereiro.

"O ataque de segunda-feira teve como alvo a base aérea de al-Asad" sem causar quaisquer feridos ou danos, disse o responsável norte-americano sob condição de anonimato, que não especificou o tipo de ataque.

"Este é o segundo ataque contra as forças americanas desde 04 de fevereiro", acrescentou.

Um outro ataque ocorreu no fim de semana, com foguetes disparados a partir do norte do Iraque contra uma base norte-americana na Síria responsável pelo combate aos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI).

Entre o início de outubro e o início de fevereiro, as forças dos Estados Unidos no Iraque e na Síria foram alvo de mais de 165 ataques, causando feridos, mas nenhuma morte entre os soldados norte-americanos.

No final de janeiro, um ataque com 'drones' (aeronaves não tripuladas) a uma base na Jordânia matou três soldados norte-americanos, levando o Pentágono a realizar ataques contra posições ligadas ao Irão na região. Os ataques contra posições norte-americanas pararam desde então.

A maioria dos ataques foi reivindicada pela "Resistência Islâmica no Iraque", um grupo de milícias pró-Irão cujos líderes estão ligados às Brigadas do Hezbollah.

Leia Também: Senado dos EUA vota hoje pacote de ajuda à Ucrânia, Israel e Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório