Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 20º MÁX 38º

Suécia acusa Rússia de espionagem com "frota fantasma" de petroleiros

A Suécia acusou hoje o Governo russo de espionagem através da chamada "frota fantasma", constituída por velhos petroleiros russos de propriedade anónima e com os quais Moscovo procura contornar as sanções impostas a nível internacional.

Suécia acusa Rússia de espionagem com "frota fantasma" de petroleiros
Notícias ao Minuto

20:55 - 23/04/24 por Lusa

Mundo Rússia

Em declarações ao canal de televisão sueco SVT, a comandante da Marinha sueca, almirante Eva Skoog Haslum, confirmou que as forças suecas estão a monitorizar os movimentos destes navios ligados à Rússia, que transportam diariamente milhares de toneladas de crude através do Mar Báltico.

Haslum disse que o exército recebeu indicações de que alguns destes navios estão a ser utilizados para reconhecimento de rádio e interceção de comunicações.

"Encontrámos antenas que não pertencem, por exemplo, a embarcações de pesca, pelo que é evidente que estes movimentos devem muitas vezes procurar outros objetivos para além dos aparentes", explicou.

Neste sentido, salientou que este tipo de "truques" põe em perigo a comunidade internacional e constitui um problema "tanto em termos de segurança como de ambiente", embora não tenha excluído que alguns destes navios sejam utilizados no âmbito de "operações híbridas" que os poderiam levar a portos suecos a pretexto de reabastecimento ou manutenção.

No entanto, assegurou que as autoridades suecas dispõem de um "plano de ação" para o caso de o alvo destas incursões nos portos suecos envolver "trabalhos de demolição" destes navios.

O ministro dos Negócios Estrangeiros sueco, Tobias Billstrom, confirmou que existe um "consenso alargado" na União Europeia de que a "frota fantasma" da Rússia é um "problema".

Leia Também: Ucrânia diz que Rússia vai atacar áreas "inesperadas" no verão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório