Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 30º

Ucrânia. Sunak reforça apoio militar enquanto visita Polónia e Alemanha

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, inicia hoje uma visita à Polónia e à Alemanha, durante a qual deverá anunciar um pacote adicional de apoio militar à Ucrânia no valor de 500 milhões de libras (580 milhões de euros).

Ucrânia. Sunak reforça apoio militar enquanto visita Polónia e Alemanha
Notícias ao Minuto

09:13 - 23/04/24 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

O financiamento será utilizado para fornecer "rapidamente" munições, defesa antiaérea, 'drones' e apoio de engenharia, adiantou o Governo em comunicado. 

Em paralelo, o Ministério da Defesa britânico vai enviar equipamento "para ajudar a fazer recuar a invasão russa em terra, no mar e no ar", incluindo 60 barcos, mais de 1.600 mísseis de ataque e de defesa aérea, mais de 400 veículos e cerca de quatro milhões de cartuchos de munições para armas ligeiras.

"Defender a Ucrânia contra as ambições brutais da Rússia é vital para a nossa segurança e para toda a Europa. Se [o Presidente, Vladimir] Putin for autorizado a ter êxito nesta guerra de agressão, não se vai ficar pela fronteira polaca", avisou Sunak.

O financiamento adicional de 500 milhões de libras anunciado hoje eleva para três mil milhões de libras (3.500 milhões de euros) a ajuda militar do Reino Unido à Ucrânia este ano. 

A viagem à Polónia e Alemanha visa consolidar relações diplomáticas, comerciais e de segurança e discutir a ameaça da Rússia, estando previstos encontros hoje em Varsóvia com o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, e o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg. 

Sunak segue depois para Berlim, onde se vai reunir com o chanceler Olaf Scholz na quarta-feira.

Leia Também: Senado dos EUA vota hoje pacote de ajuda à Ucrânia, Israel e Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório