Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 24º

Pelo menos quatro mortos e 10 desaparecidos em cheias na China

As autoridades chinesas continuam as operações de resgate para salvar moradores presos, enquanto as ruas continuam inundadas pela água.

Notícias ao Minuto

17:14 - 22/04/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo China

Pelo menos quatro pessoas morreram, até esta segunda-feira, na província de Guangdon devido às cheias que atingiram várias regiões do sul da China nos últimos dias. Há dez pessoas que continuam desaparecidas, segundo a Sky News, que cita a agência estatal de notícias Xinhua.

As autoridades chinesas continuam as operações de resgate para salvar moradores presos, enquanto as ruas continuam inundadas pela água. Os principais rios correm o risco de transbordar devido ao mau tempo, pelo que o ministério dos Recursos Hídricos da China já emitiu um alerta de emergência. 

Desde quinta-feira, o mau tempo destruiu 36 casas e danificou outras 48 no sul do país. Os meteorologistas chineses esperam que as tempestades se prolonguem durante toda a semana na província de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong. 

As chuvas obrigaram à deslocação de um total de 53.741 pessoas, das quais 12.256 tiveram de ser realojadas com urgência. As autoridades locais instaram a população a desligar a eletricidade nas zonas de risco e a suspender as atividades ao ar livre.

Foram também recomendadas medidas de drenagem nas zonas urbanas e nos campos agrícolas para evitar possíveis catástrofes, como torrentes nas montanhas, deslizamentos de terras e avalanches.

Leia Também: Pelo menos 11 pessoas desaparecidas no sul da China após fortes chuvas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório