Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 23º

Polónia pronta para receber armas nucleares da NATO

O presidente polaco declarou hoje que o seu país está "pronto" para receber armas nucleares, se a NATO decidir fortalecer militarmente o seu flanco oriental, após o envio de novas armas pela Rússia para Kaliningrado e Bielorrússia.

Polónia pronta para receber armas nucleares da NATO
Notícias ao Minuto

09:39 - 22/04/24 por Lusa

Mundo Polónia

"Se os nossos aliados decidirem implantar armas nucleares no nosso território, no quadro de partilha nuclear, com o objetivo de fortalecer a segurança do flanco oriental da NATO, estamos prontos para o fazer", afirmou Andrzej Duda em entrevista publicada hoje pelo jornal polaco Fakt.

Duda está hoje no Canadá, após ter visitado os Estados Unidos, onde se encontrou com o ex-presidente dos EUA Donald Trump e visitou a ONU.

O chefe de Estado polaco acrescentou ao diário Fakt que uma possível deslocação de armas nucleares para a Polónia tem sido objeto de discussões entre a Polónia e os Estados Unidos "há algum tempo".

"Já abordei este assunto muitas vezes", disse o Presidente polaco.

Segundo Duda, a "Rússia está a militarizar cada vez mais o enclave de Kaliningrado. Está em processo de transferência das suas armas nucleares para a Bielorrússia", dois territórios que fazem fronteira com a Polónia.

Em junho de 2023, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que tinha transferido as primeiras armas nucleares para a Bielorrússia.

Na cimeira de Vilnius em 2023, os membros da NATO reafirmaram que a Aliança Atlântica faria "tudo o que fosse necessário para garantir a credibilidade, eficácia, segurança e proteção da sua missão de dissuasão nuclear, incluindo continuar a modernizar as suas capacidades nucleares e atualizar o seu processo de planeamento".

Leia Também: Fuzileiros portugueses participam em exercício multinacional na Lituânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório