Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 23º

Netanyahu aumentará "pressão militar" sobre Hamas "nos próximos dias"

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu hoje aumentar a "pressão militar" sobre o Hamas "nos próximos dias", sem mencionar um ataque à cidade sobrelotada de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

Netanyahu aumentará "pressão militar" sobre Hamas "nos próximos dias"
Notícias ao Minuto

16:22 - 21/04/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

"Vamos desferir-lhe novos golpes duros - e isso vai acontecer em breve. Nos próximos dias, vamos aumentar a pressão militar e política sobre o Hamas, porque é a única forma de libertar os nossos reféns e de obter a nossa vitória", declarou o governante israelita num vídeo divulgado na véspera da Páscoa judaica.

O conflito em curso entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas foi desencadeado pelo ataque de 07 de outubro de 2023, que provocou a morte de cerca de 1.200 israelitas, a maioria dos quais civis, e levou ao sequestro de cerca de 240 civis, dos quais mais de 100 permanecem como reféns em Gaza.

Israel, que prometeu destruir o movimento islamita palestiniano, tem bombardeado a Faixa de Gaza, onde, segundo o governo local liderado pelo Hamas, já foram mortas quase 34.000 pessoas, a maioria das quais eram também civis.

A ofensiva israelita também tem destruído a maioria das infraestruturas de Gaza e perto de dois milhões de pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas, a quase totalidade dos 2,3 milhões de habitantes do enclave.

A população da Faixa de Gaza também se confronta com uma crise humanitária sem precedentes, devido ao colapso dos hospitais, o surto de epidemias e escassez de água potável, alimentos, medicamentos e eletricidade.

Os israelitas também têm protestado nas ruas contra o Governo de Netanyahu, quer para reclamar o regresso dos reféns feitos pelo Hamas, quer para contestar a obrigatoriedade de judeus ultraortodoxos se alistarem no exército israelita.

Leia Também: Israel acusa irmã de líder do Hamas por incitação ao terrorismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório