Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Atentado em Cabul faz um morto e três feridos

Um engenho explosivo matou uma pessoa e feriu três em Cabul no sábado à noite, anunciou a polícia da capital afegã, num atentado reivindicado pelo grupo Estado Islâmico no Khorasan (EI-K).

Atentado em Cabul faz um morto e três feridos
Notícias ao Minuto

10:15 - 21/04/24 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Uma bomba adesiva explodiu debaixo de um miniautocarro no bairro de Kot-e-Sangi, em Cabul. O condutor morreu e três outros civis ficaram feridos", anunciou o porta-voz da polícia, Khalid Zadran.

A polícia deslocou-se ao local e abriu um inquérito, acrescentou num comunicado citado pela agência francesa AFP.

O grupo EI-K rapidamente reivindicou a autoria do ataque nas redes sociais, afirmando ter "matado ou ferido cerca de dez" pessoas no ataque a "um miniautocarro que passava por um posto de controlo talibã".

A zona comercial de Kot-e-Sangi é habitada principalmente por xiitas hazaras, uma comunidade regularmente visada pelo EI sunita, que os considera hereges.

Embora a segurança tenha, de um modo geral, regressado ao Afeganistão desde que os talibãs voltaram ao poder em agosto de 2021, centenas de pessoas foram mortas ou feridas em ataques, muitas vezes visando civis.

A maioria destes atentados foi reivindicada pelo EI, também conhecido pelo acrónimo árabe Daesh.

Há um mês, o grupo terrorista reivindicou um atentado suicida no coração do reduto talibã de Kandahar (sul), à porta de um banco repleto de funcionários públicos e talibãs que tinham ido receber o salário.

Segundo fontes oficiais, três pessoas morreram no atentado suicida, mas uma fonte hospitalar admitiu à AFP um número muito mais elevado de 20 mortos.

Segundo os especialistas, as autoridades talibãs geralmente minimizam o número de mortos em ataques do género, que rapidamente isolam para limpar o local.

Leia Também: Afeganistão ameaça resposta a ataques do Paquistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório