Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 23º

Brasil apela a contenção máxima após alegado ataque de Israel ao Irão

O Governo brasileiro divulgou hoje um comunicado apelando para que Israel e o Irão "exerçam máxima contenção", após um ataque em território iraniano alegadamente realizado pelo Governo de israelita.

Brasil apela a contenção máxima após alegado ataque de Israel ao Irão
Notícias ao Minuto

22:49 - 19/04/24 por Lusa

Mundo Brasil

"O Brasil continua a acompanhar, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irão e Israel, desta vez com o relato de explosões na cidade iraniana de Isfahan", lê-se no documento divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

"O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada", acrescentou.

O comunicado também informou que o apelo feito publicamente à comunidade internacional foi transmitido diretamente pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao ministro das Relações Exteriores do Irão, Hossein Amir-Abdollahian, num encontro bilateral na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

Na madrugada dessa sexta-feira, ocorreu ataque ao Irão com mísseis, embora a operação não tenha sido assumida por Israel.

Entretanto, o Irão vive um dia de aparente normalidade depois do ataque, que não causou danos mas desencadeou um alarme inicial que levou ao encerramento de quatro aeroportos, que mais tarde retomaram o funcionamento.

O alegado ataque israelita ao território iraniano ocorreu após o lançamento de 300 mísseis e 'drones' (aeronaves não-tripuladas) pelo Irão sobre Israel no passado fim de semana, em retaliação contra o ataque mortal israelita ao consulado iraniano em Damasco, na Síria, no início do mês.

Leia Também: Casa Branca recusa comentar alegado ataque israelita ao Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório