Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 25º

Pristina diz que oficial de polícia do Kosovo preso na Sérvia foi libertado

Um subchefe da polícia do Kosovo detido quarta-feira na Sérvia por suspeita de "minar a ordem constitucional" de Belgrado foi libertado, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Kosovo.

Pristina diz que oficial de polícia do Kosovo preso na Sérvia foi libertado
Notícias ao Minuto

11:31 - 19/04/24 por Lusa

Mundo Dejan Jankovic

O oficial da polícia kosovar de etnia sérvia, Dejan Jankovic, foi libertado e regressou ao Kosovo na noite passada (quinta-feira), disse o ministro dos Negócios Estrangeiros do Kosovo, Donika Gervalla, que não forneceu mais pormenores, refere o portal de notícias Kossev.

Pristina denunciou na quarta-feira que mais de 300 cidadãos kosovares ficaram bloqueados em autocarros durante horas em vários postos fronteiriços na Sérvia.

Gervalla reiterou as acusações de Pristina de que as autoridades sérvias estariam a "vingar-se" desta forma, após a recomendação da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa para que o Kosovo seja admitido como Estado-membro.

Belgrado rejeitou as acusações como infundadas, alegando que apenas tinha reforçado os controlos fronteiriços por razões de segurança e que os cidadãos com documentos kosovares podiam circular normalmente.

A Sérvia queixa-se frequentemente de que a população sérvia, uma minoria no Kosovo, é cada vez mais discriminada por Pristina e que se registam detenções arbitrárias de membros da comunidade sérvia.

O Kosovo, uma antiga província sérvia povoada por uma grande maioria de albaneses, proclamou a independência em 2008, que a Sérvia não reconhece.

Os dois países estão a negociar a normalização num diálogo difícil sob os auspícios da União Europeia e com o apoio dos Estados Unidos.

Leia Também: Sérvia detém polícias do Kosovo durante controlo fronteiriço

Recomendados para si

;
Campo obrigatório