Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
35º
MIN 20º MÁX 37º

Um dos fugitivos "mais procurados" dos EUA detido no Vaticano

O homem tinha na sua posse três facas com 20 centímetros de comprimento.

Um dos fugitivos "mais procurados" dos EUA detido no Vaticano
Notícias ao Minuto

10:04 - 19/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

As autoridades italianas detiveram, na semana passada, um dos homens "mais procurados" dos Estados Unidos, que se encontrava na Praça de São Pedro, nos arredores do Vaticano, com três facas escondidas.

Segundo a agência de notícias Reuters, que cita fonte judicial, o homem, que se encontrava sob custódia policial, foi identificado como Moises Tejada, classificado como "violento" pela unidade de investigações do serviço prisional do Estado de Nova Iorque. 

O jornal italiano La Repubblica avançou, na quinta-feira, que o homem, de 53 anos, atraiu a suspeita da polícia, na Praça de São Pedro, tendo-se apurado posteriormente que tinha na sua posse três facas com 20 centímetros de comprimento. 

A detenção aconteceu a 10 de abril, numa altura em que a Praça de São Pedro estava cheia de peregrinos e turistas, que ouviam o Papa Francisco na sua audiência-geral. 

As autoridades apuraram ainda que Tejada tinha chegado recentemente a Roma, depois de ter estado na Moldova e na Ucrânia, onde, segundo o próprio, esteve a lutar contra a invasão russa. 

Já de acordo com as autoridades norte-americanas, o homem foi libertado de uma prisão de alta segurança nos arredores de Nova Iorque, em março de 2022. Sete meses depois, foi emitido um novo mandado de detenção após Tejada não se apresentar perante o seu agente de liberdade condicional, violando assim as condições da sua liberdade. 

Leia Também: Vaticano insurge-se contra condenação de cardeal por tribunal francês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório