Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 29º

Lagarto com 170 anos será repatriado da Escócia para a Jamaica

O animal, que pertence a uma espécie considerada extinta, terá sido recolhido na década de 1850, integrando as coleções da Universidade de Glasgow desde 1888.

Lagarto com 170 anos será repatriado da Escócia para a Jamaica
Notícias ao Minuto

20:48 - 18/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

O exemplar de um lagarto gigante da Jamaica com 170 anos será repatriado para o seu país de origem, a partir da Escócia, no âmbito da implementação de medidas de justiça restaurativa.

O animal, que pertence a uma espécie considerada extinta, terá sido recolhido na década de 1850, integrando as coleções da Universidade de Glasgow desde 1888, de acordo com a Sky News.

O mesmo meio adiantou que uma equipa da Universidade das Índias Ocidentais (UWI) e do Instituto da Jamaica (IOJ) rumará até Glasgow para recuperar o espécime, no que será a primeira repatriação de um exemplar da história natural das Caraíbas.

A decisão surge na sequência de um entendimento entre a UWI e a Universidade de Glasgow, que tem como objetivo promover a colaboração na investigação e na educação, além de abordar o legado histórico do colonialismo.

O desaparecimento do lagarto gigante da Jamaica terá sido uma consequência da plantação de cana-de-açúcar, que levou à perda do seu habitat natural e introduziu predadores, como ratos, na ilha.

O animal, que regressará à Jamaica a 24 de abril, será depositado no Museu de História Natural do país, onde integrará a coleção nacional de flora e fauna.

Leia Também: "Traumático". Grupo apanhado a pegar em crias de urso para tirar selfies

Recomendados para si

;
Campo obrigatório