Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 16º

Detido polaco que terá proposto ao Kremlin ajudar a matar Zelensky

Homem terá abordado a Rússia, oferecendo os seus serviços para ajudar a planear o assassinato de Volodymyr Zelensky.

Detido polaco que terá proposto ao Kremlin ajudar a matar Zelensky
Notícias ao Minuto

17:10 - 18/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Uma operação conjunta das autoridades da Ucrânia e da Polónia resultou na detenção de um homem polaco que terá, alegadamente, oferecido os seus serviços à Rússia com o propósito de planear uma tentativa de assassinato do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

A história é contada pelo jornal The Kyiv Independent, citando os serviços de segurança ucranianos (SBU). Ao que tudo indica, o homem terá, por iniciativa própria, sugerido à Rússia fazer espionagem no sistema de segurança do aeroporto de Rzeszow, na Polónia, com a intenção de ajudar os serviços de inteligência russos a planear um eventual assassinato de Zelensky durante a sua última visita à Polónia.

Não foi esclarecido, no entanto, se Moscovo recebeu a proposta do agora detido, ou qual terá sido a resposta do Kremlin.

"Este caso é mais uma prova de que a Rússia é uma ameaça não só para a Ucrânia e os ucranianos, mas também para todo o mundo livre. O regime criminoso do Kremlin tenta constantemente minar a segurança europeia e global", disse o procurador-geral da Ucrânia, Andrii Kostin.

Antes da detenção, diz o The Kyiv Independent, a SBU e a Procuradoria-geral da Ucrânia notificaram Varsóvia sobre uma possível tentativa de homicídio, fornecendo-lhes informações sobre o caso.

Leia Também: Zelensky pede que líderes "cumpram" e negoceiem adesão a partir de junho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório