Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 25º

UE tem reduzido químicos prejudiciais à saúde mas ainda é insuficiente

A Agência Europeia do Ambiente reconheceu hoje que houve progressos em algumas áreas para a transição para químicos menos poluentes e tóxicos, mas advertiu que ainda é preciso fazer muito para reduzir as consequências sanitárias e ambientais.

UE tem reduzido químicos prejudiciais à saúde mas ainda é insuficiente
Notícias ao Minuto

14:16 - 17/04/24 por Lusa

Mundo Relatório

Em comunicado, a Agência Europeia do Ambiente dá conta de que o número de químicos industriais sob escrutínio "aumentou substancialmente" ao abrigo da legislação aprovada na União Europeia (UE) e que as autoridades têm hoje "mais conhecimento" sobre as propriedades prejudiciais dos químicos utilizados nos 27 países do bloco comunitário.

"Isto resultou em ações para minimizar e controlar as consequências de vários grupos de substâncias", sustentou a agência.

No entanto, continua a crescer a utilização de químicos cancerígenos, mutagénicos e tóxicos para a reprodução, ainda que a um ritmo menor.

No comunicado, a agência advertiu que "é preciso fazer mais com eficácia para assegurar que os produtos não contêm substâncias prejudiciais, por exemplo, químicos que têm consequências no sistema hormonal" ou substâncias que persistem no corpo, que são bioacumulativas e tóxicas e que representam perigo mesmo depois de deixarem de ser utilizadas.

A "biomonitorização humana" também é "uma oportunidade para perceber como é que a exposição humana a químicos de múltiplas origens" tem consequências para a saúde e que problemas estão associados à poluição química.

Citada no comunicado, a diretora executiva da agência, Leena Ylä-Mononen, advertiu que a saúde dos cidadãos da UE e do ambiente tem de ser "uma prioridade" e, apesar das influências positivas da utilização de químicos, "são precisas ações mais robustas" para mitigar os riscos da sua presença.

Leia Também: Mortalidade materna diminuiu 34% mas não entre os que mais precisam

Recomendados para si

;
Campo obrigatório