Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Vulcão em atividade na Indonésia obriga a retirar cerca de 800 pessoas

O vulcão da ilha indonésia de Ruang, na província de Sulawesi, entrou em erupção na noite de terça-feira, expelindo lava e cinzas, obrigando à retirada de 800 pessoas, disseram hoje as autoridades.   

Vulcão em atividade na Indonésia obriga a retirar cerca de 800 pessoas
Notícias ao Minuto

11:42 - 17/04/24 por Lusa

Mundo Indonésia

O vulcão Ruang, nordeste de Sulawesi, entrou em erupção pela primeira vez às 21h45 de terça-feira (13h45 em Lisboa), entrando em erupção duas vezes na madrugada de hoje, segundo as agências de vulcanologia e geologia da Indonésia.

Até ao momento, não foram registados mortos ou feridos, mas mais de 800 pessoas foram retiradas de duas aldeias da ilha de Ruang para uma ilha vizinha, informou a agência noticiosa indonésia Antara.

A primeira erupção enviou uma coluna de cinzas até dois quilómetros para o céu, e a segunda até 2,5 quilómetros, disse Muhammad Wafid, diretor da Agência Nacional de Geologia, em comunicado.

De acordo com a agência de vulcanologia, a atividade do vulcão Ruang aumentou na sequência de dois sismos ocorridos nas últimas semanas.

O sinal de alerta sobre o vulcão, que se eleva a 725 metros de altitude, aumentou de dois para três.

Trata-se do nível mais elevado antes da erupção.

As autoridades estabeleceram igualmente uma zona de exclusão de quatro quilómetros em torno da cratera, situada a mais de 100 quilómetros a norte de Manado, a capital da província de Sulawesi.

A Indonésia está situada numa zona onde se encontram placas continentais e que geram uma atividade vulcânica e sísmica significativa.

O país tem cerca de 130 vulcões ativos.

Leia Também: Crise sísmica na Terceira com valor anormal apenas de sismicidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório