Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Retrato de Churchill (feito por artista que desprezava) vai ser leiloado

É esperado que a obra seja vendida por entre 500 mil e 800 mil libras (580 mil e 930 mil euros) na Sotheby's de Londres. O insólito é que Churchill odiava o trabalho deste pintor.

Notícias ao Minuto

23:58 - 16/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Winston Churchill

Um retrato de Winston Churchill vai a leilão, no próximo dia 6 de junho. O quadro foi exibido esta terça-feira, na cidade natal do ex-primeiro-ministro do Reino Unido.

A leiloaria Sotheby's exibiu a imagem ao público dentro da sala onde Churchill nasceu há 150 anos, no Palácio de Blenheim. Os visitantes podem comtemplar a pintura a óleo - que revela o busto de Churchill, de perfil e sobre um fundo escuro - até domingo.

É esperado que a obra seja vendida por entre 500 mil e 800 mil libras (580 mil e 930 mil euros) na Sotheby's de Londres.

A pintura é da autoria do artista modernista Graham Sutherland e foi feita como rascunho para fazer um retrato maior. O insólito é que Churchill odiava o trabalho deste pintor.

Sutherland foi contratado pelas Casas do Parlamento para pintar Churchill para assinalar o seu 80.º aniversário, em 1954. Nesse ano, o retrato foi apresentado no parlamento e Churchill apelidou-o, de forma maliciosa, de um "um exemplo notável de arte moderna", revela a Associated Press (AP).

Mais tarde, o quadro desapareceu e a família do ex-líder britânico revelou que a obra acabou por ser destruída.

O chefe de arte moderna britânica e irlandesa da Sotheby's, Andre Zlattinger, descreveu que, no quadro, "Churchill foi apanhado num momento de reflexão" e dá a impressão que é "um homem verdadeiramente preocupado com sua imagem".

A obra de arte será exibida nos escritórios da Sotheby's em Nova Iorque, entre os dias 3 e 16 de maio, e em Londres, de 25 de maio a 5 de junho.

Confira a exibição da imagem ao público na fotogaleria acima.

Leia Também: Corticeira da Feira está a venda em leilão por mais de 400 mil euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório