Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Zelensky promulga controversa lei para mobilizar mais militares

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, promulgou hoje uma lei para mobilizar mais tropas face à invasão russa, um texto polémico porque não prevê um período de desmobilização para os soldados.

Zelensky promulga controversa lei para mobilizar mais militares
Notícias ao Minuto

15:51 - 16/04/24 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

De acordo com uma nota publicada na página na Internet da Rada, o parlamento ucraniano, o texto foi hoje apresentado ao Presidente, que o assinou.

A Ucrânia, que enfrenta uma escassez de soldados voluntários, estava a trabalhar neste texto há vários meses, que foram repletos de controvérsia após mais de dois anos de guerra contra a Rússia, que já fez dezenas de milhares de mortos.

Na semana passada, o parlamento ucraniano aprovou o projeto de lei com 283 votos a favor.

O projeto de lei, que aumenta as penas para os desertores do recrutamento, causou uma polémica devido à supressão, à última hora, de uma cláusula que previa a desmobilização dos soldados que tivessem cumprido 36 meses de serviço, um golpe para os soldados que combateram na frente de batalha durante mais de dois anos.

As autoridades garantiram que a questão da desmobilização será tratada numa lei separada, mas não foi fixada qualquer data para a sua preparação ou adoção.

O exército ucraniano, enfraquecido por uma contraofensiva falhada no verão de 2023 e pela diminuição da ajuda ocidental, está a tentar conter os ataques russos em vários pontos da frente.

Moscovo lançou uma ofensiva contra a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, que mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Kyiv estima 300 civis mortos e mais de 650 feridos por minas russas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório