Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Baratas sofrem mudanças genéticas e a culpa é das alterações climáticas

Especialistas dizem que calor tem aumentado resistência destes insetos, que estão cada vez mais imunes aos inseticidas.

Baratas sofrem mudanças genéticas e a culpa é das alterações climáticas
Notícias ao Minuto

10:17 - 16/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Insectos

As baratas são uma espécie de inseto que passa grande parte do inverno escondida e que decide dar o 'ar da sua graça' com a chegada de temperaturas mais elevadas, ou seja, na primavera.

Este ano, e após vários meses com temperaturas que chegaram a bater recordes de calor, a presença destes animais tem-se multiplicado, dizem os jornais espanhóis.

E a par disso apresentam uma alteração que os especialistas acreditam estar relacionada com as alterações climáticas: estão cada vez mais resistentes.

Segundo o especialista Jorge Galván, "o ciclo metabólico [da barata] acelera" com o calor e está a torná-las imunes aos inseticidas, sendo cada vez mais difícil combatê-las. 

O aumento constante das temperaturas está a provocar uma mutação genética na barata loira ou germânica, típica dos ambientes domésticos ou da indústria alimentar, explica, ainda, o diretor geral da Associação Nacional de Empresas de Saúde Ambiental.

Dada a situação, este artrópode tornou-se cada vez mais comum nos lares e em estabelecimentos como bares e restaurantes, dizem os especialistas. 

Em Espanha, em 2023, os alertas para a sua presença aumentaram 32% em relação a 2022. E agora, em 2024, as incidências aumentaram mais 33%, de acordo com os dados fornecidos por um relatório da Anticimex, empresa de controlo de pragas. 

[Notícia atualizada às 11h56]

Leia Também: Lisboa. Trabalhadores do controlo de pragas exigem melhores horários

Recomendados para si

;
Campo obrigatório