Uma menina de quatro anos foi submetida uma cirurgia para retirar uma agulha de dentista que tinha no cérebro no Hospital Sant Joan de Déu, em Barcelona, Espanha. A operação, realizada em maio do ano passado, acabou por ser um sucesso.
O hospital catalão revelou, esta segunda-feira, que a intervenção cirúrgica "sem precedentes" foi "um sucesso" e a menor acabou por recuperar "sem danos cerebrais ou sequelas neurológicas".
Os médicos cirurgiões Josep Rubio e José Hinojosa foram os responsáveis por retirar a agulha anestésica de dentista que tinha migrado para o cérebro da menina, conta a rádio Cadena Ser.
A mãe da menina, segundo o jornal La Vanguardia, reportou que levou a filha a um dentista para tratar uma cárie. No entanto, a agulha da anestesia ficou presa na boca da menor e acabou por atingir-lhe o sistema nervoso.
Vários dentistas intervieram para retirar a agulha, mas em vão. Até que um deles decidiu contactar o médico Josep Rubio, que recomendou que a criança fosse internada no Hospital Sant Joan de Déu, onde foi operada com sucesso.
A família revelou ao mesmo jornal que a cirurgia foi muito delicada, tendo sido necessário fazer incisão no lado direito da cabeça da criança para retirar a agulha.
A menina esteve hospitalizada durante uma semana para a sua evolução - que foi sempre positiva - ser devidamente acompanhada.
O caso excecional foi apresentado no Congresso da Sociedade Espanhola de Neurocirurgia Científica, em fevereiro, e será publicado numa revista científica.
Los doctores Josep Rubio y Jose Hinojosa realizaron una operación inédita para extraer una aguja anestésica que había migrado al cerebro de una niña de cuatro años
— Hospital Sant Joan de Déu Barcelona ES (@SJDbarcelona_es) April 15, 2024
A pesar del riesgo, la operación fue exitosa sin daño cerebral ni secuelas neurológicas https://t.co/R65uwgLvKe
Leia Também: Atresia do esófago. Cirurgia rara feita em Braga a bebé de três meses