Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

"Sucesso". Agulha de dentista retirada de cérebro de criança em Barcelona

A cirurgia era de grande risco, mas foi um sucesso, tendo a criança recuperado sem danos cerebrais ou sequelas neurológicas.

"Sucesso". Agulha de dentista retirada de cérebro de criança em Barcelona
Notícias ao Minuto

16:25 - 15/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Uma menina de quatro anos foi submetida uma cirurgia para retirar uma agulha de dentista que tinha no cérebro no Hospital Sant Joan de Déu, em Barcelona, Espanha. A operação, realizada em maio do ano passado, acabou por ser um sucesso.

O hospital catalão revelou, esta segunda-feira, que a intervenção cirúrgica "sem precedentes" foi "um sucesso" e a menor acabou por recuperar "sem danos cerebrais ou sequelas neurológicas".

Os médicos cirurgiões Josep Rubio e José Hinojosa foram os responsáveis por retirar a agulha anestésica de dentista que tinha migrado para o cérebro da menina, conta a rádio Cadena Ser.

A mãe da menina, segundo o jornal La Vanguardia, reportou que levou a filha a um dentista para tratar uma cárie. No entanto, a agulha da anestesia ficou presa na boca da menor e acabou por atingir-lhe o sistema nervoso.

Vários dentistas intervieram para retirar a agulha, mas em vão. Até que um deles decidiu contactar o médico Josep Rubio, que recomendou que a criança fosse internada no Hospital Sant Joan de Déu, onde foi operada com sucesso.

A família revelou ao mesmo jornal que a cirurgia foi muito delicada, tendo sido necessário fazer incisão no lado direito da cabeça da criança para retirar a agulha.

A menina esteve hospitalizada durante uma semana para a sua evolução - que foi sempre positiva - ser devidamente acompanhada.

O caso excecional foi apresentado no Congresso da Sociedade Espanhola de Neurocirurgia Científica, em fevereiro, e será publicado numa revista científica.

Leia Também: Atresia do esófago. Cirurgia rara feita em Braga a bebé de três meses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório