Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 23º

Ataque do Irão? "Isto só vem alimentar o fogo em toda a região", diz ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou hoje para o "custo potencial" em matéria de direitos humanos e humanitários que a escalada belicista no Médio Oriente pode representar se o conflito se espalhar pela região.

Ataque do Irão? "Isto só vem alimentar o fogo em toda a região", diz ONU
Notícias ao Minuto

14:10 - 14/04/24 por Lusa

Mundo Volker Türk

Segundo a agência de notícias EFE, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos da ONU, Volker Türk, que condenou o ataque de 'drones' e mísseis do Irão a Israel, afirmou que estes dispositivos poderiam ter causado danos graves para além dos seus objetivos militares e colocado civis em risco.

"Isto só vem alimentar o fogo em toda a região", alertou, citado pela Efe, num comunicado enviado à comunicação social, lembrando a todas as partes envolvidas que têm obrigações ao abrigo do direito internacional humanitário.

"Apelo ao desanuviamento das tensões em torno desta situação e a que os outros países, nomeadamente os que têm influência (sobre Israel e o Irão), façam tudo o que estiver ao seu alcance para que a situação não se agrave num contexto já de si precário", lê-se.

O exército israelita garantiu hoje que conseguiu repelir a maior parte dos ataques e que nenhum dos drones ou mísseis atingiu o território israelita.

O ataque, reivindicado pela Guarda Revolucionária Iraniana, foi realizado com cerca de 300 drones e mísseis, a grande maioria dos quais foi intercetada fora do espaço aéreo israelita, e surgiu como resposta ao bombardeamento do consulado iraniano na Síria, atribuído a Israel, que destruiu o edifício e provocou 13 mortos, incluindo dois generais do grupo paramilitar iraniano.

Este ataque sem precedentes, que provocou ferimentos graves numa pessoa e ligeiros noutras oito, suscitou fortes condenações em todo o mundo e apelos à contenção.

Leia Também: Ataque do Irão. Conselho de Segurança da ONU reúne-se hoje de emergência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório