Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Fortes explosões sentidas na capital da Síria

Fortes explosões foram registadas esta noite na capital da Síria, noticiou a agência France-Presse (AFP), enquanto decorre um ataque de 'drones' e mísseis iranianos contra Israel.

Fortes explosões sentidas na capital da Síria
Notícias ao Minuto

00:39 - 14/04/24 por Lusa

Mundo Israel

Os jornalistas da AFP relataram ter ouvido várias detonações cerca da 01h45 local, eram 22h45 de sábado em Lisboa, mas nenhum meio de comunicação oficial sírio relatou a situação.

As tensões entre Irão e Israel subiram nas últimas semanas, depois do bombardeamento do consulado iraniano em Damasco, a 01 de abril, no qual morreram sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios.

A organização Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), sediada no Líbano, confirmou as explosões em Damasco e acrescentou que foram ouvidas mais detonações sobre Homs e Hama (centro), em Deraa (sul) e na costa síria.

O OSDH indicou que as explosões se deveram à "ativação da defesa aérea síria contra os 'drones' e mísseis israelitas lançados para intercetar os projéteis iranianos".

Outras explosões foram registadas sobre a capital do Líbano, Beirute, cerca das 02:00 locais (22:00 de sábado em Lisboa), relatou um repórter fotográfico ao serviço da France-Presse.

O Irão lançou hoje um ataque com 'drones' contra Israel "a partir do seu território", confirmou o porta-voz do exército israelita num discurso transmitido pela televisão.

Numa mensagem na rede social X, a missão iraniana junto da ONU alegou que, "de acordo com o artigo 51.º da Carta das Nações Unidas sobre a legítima defesa, a ação militar do Irão foi uma resposta à agressão do regime sionista" contra as instalações diplomáticas iranianas em Damasco.

[Notícia atualizada às 06h25]

Leia Também: Oito combatentes pró-Irão mortos em ataque com faca na Síria, diz ONG

Recomendados para si

;
Campo obrigatório