Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 23º

EUA "ajusta-se" no Médio Oriente, mas Irão avisou: "Não nos lixem, ou..."

A mensagem de Teerão foi transmitida a Washington pelos países árabes, no início da semana. Em causa está uma eventual ajuda dos EUA a Israel, caso o Irão faça algum ataque de retaliação.

EUA "ajusta-se" no Médio Oriente, mas Irão avisou: "Não nos lixem, ou..."
Notícias ao Minuto

18:50 - 12/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel/Palestina

O Irão deixou, esta semana, um aviso aos Estados Unidos, para que estes se 'afastassem' de um possível conflito com Israel.

De acordo com a agência de notícias Axios, três oficiais norte-americanos confirmaram que a mensagem foi entregue a Washington no início desta semana, através de alguns países árabes.

"A mensagem do Irão era que iam atacar quaisquer forças que os atacassem, então que não os lixassem - e dessa forma eles [Irão] não lixariam ninguém", explicou uma das fontes à agência de notícias.

Segundo o que a Axios explica, Teerão avisou Washington que se se envolvesse depois de um eventual ataque de Irão em Israel, as bases norte-americanas na região do Médio Oriente iriam ser atacadas.

A subida de tom acontece dias depois de um general iraniano ter sido morto num ataque em Damasco, na Síria. O supremo líder iraniano prometeu que nenhum ataque iria ficar sem resposta, atribuindo a culpa a Telavive.

As ameaças iranianas foram classificadas como "credíveis" e "reais" por Washington, que já negou qualquer envolvimento no ataque.

Também França já deu alguns passos devido a esta ameaça, aconselhando os cidadãos franceses a evitar viagens para o Irão, Líbano, Israel e Palestina.

Leia Também: EUA com "ajustes militares" no Médio Oriente após ameaça "real" do Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório