Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 23º

Baleia presa em rede nos EUA causa preocupação. Está desaparecida

A baleia foi avistada pela última vez na manhã de terça-feira com a cauda presa numa rede e a arrastar uma boia no mar. 

Baleia presa em rede nos EUA causa preocupação. Está desaparecida
Notícias ao Minuto

15:58 - 12/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Uma baleia presa numa rede de pesca está a causar preocupação nos Estados Unidos. Depois de ter sido avistado pela primeira vez no final de março ao largo da Bay Area, em São Francisco, o mamífero encontra-se desaparecido desde terça-feira e os biólogos encontram-se numa corrida contra o tempo para o salvar.

Segundo a imprensa internacional, a baleia foi avistada pela última vez na manhã de terça-feira com a cauda presa numa rede e a arrastar uma boia no mar. 

"A rede deve ter cerca de 30 centímetros de espessura e está a ser enrolada com muita força. Precisamos de ferramentas muito fortes que nos ajudem a cortar e a desenrolar as linhas", explicou Kathi George, do Centro de Mamíferos Marítimos, à NBC.

A baleia já estava enredada quando foi vista pela primeira vez, ao largo da costa de Orange County, no final de março. Uma equipa de biólogos já tentou salvá-la, mas teve de desistir, uma vez que é um processo demorado e a baleia tornou-se agressiva.

"Pode tratar-se de um caso lento de lesão secundária que resulta do emaranhamento. Ou levar à incapacidade da baleia de se alimentar ou de sair do caminho de outras embarcações", alertou George. 

Agora, o objetivo passaria por colocar um ‘chip’ na baleia para que fosse possível segui-la e, eventualmente, desembaraçá-la. Anteriormente foi colocado um localizador na boia, mas o objeto deixou de funcionar.

Leia Também: Descoberto género de baleias que viviam em Portugal há 11 milhões de anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório