Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 29º

Fraca capacidade de investigação dificulta combate ao crime em Moçambique

A falta de equipamento especializado e a fraca capacidade investigação estão entre as principais lacunas na luta ao crime organizado em Moçambique, admite o Governo no documento da estratégia nacional de prevenção e combate.

Fraca capacidade de investigação dificulta combate ao crime em Moçambique
Notícias ao Minuto

15:51 - 12/04/24 por Lusa

Mundo Moçambique

"Há uma necessidade de obter melhor equipamento especializado e alargar as capacidades de investigação e competências para combater as atividades de grupos criminosos organizados complexos", refere-se na estratégia nacional de combate ao crime organizado, um documento produzido pelo que Governo e pelos Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) a que a Lusa teve hoje acesso.

No documento, a executivo moçambicano admite ainda a existência de desafios de coordenação entre as instituições, acrescentando que falta uma "estratégia unificadora".

"Nos últimos anos, os crimes que têm sido cometidos vão desde a vida selvagem (incluindo a pesca  e a extração  mineira ilegais) e os crimes florestais até ao tráfico de drogas, pessoas, armas de fogo e produtos de contrafação", refere-se no documento, destacando-se também o aumento de crimes cibernéticos.

Para o executivo moçambicano, a eficácia no combate contra o crime organizado depende de uma abordagem de "toda a sociedade", bem como uma "vontade política continuada".

"Na sequência da adoção formal da estratégia, adotar-se-á um quadro comum de avaliação e monitoria e será solicitado às instituições que fazem parte do comité técnico interinstitucional que formule os seus próprios planos", acrescenta-se no documento.

A UNODC é uma agência das Nações Unidas especializada nos assuntos de justiça criminal, droga e crime, estando a colaborar com o Governo de Moçambique ao abrigo de um acordo quadro para as áreas da criminalidade organizada transnacional.

Leia Também: Reino Unido desaconselha viagens a Chiùre, em Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório